Como Amamentar - Horário e Duração das Mamadas, Qualidade e Leite Suficiente?

Horário e duração das mamadas: O bebé deve mamar em horário livre, a seu pedido. Quanto mais vezes o bebé mamar, maior será a produção de leite;Como todos os bebés são diferentes, também a duração das mamadas pode diferir de bebé para bebé. A duração da mamada pode variar entre 4 e 30 minutos (quando o leite é maduro - após o 15º dia), mas a situação deve ser avaliada.O bebé deve mamar tudo o que desejar de um lado, até deixar a mama espontaneamente, e após eructar (arrotar) deve oferecer-se a outra. O bebé poderá aceitar ou não. Muitos bebés ficam satisfeitos se mamarem só dum peito.

Não existem leites fracos!: O leite no início da mamada pode ter um aspecto mais aguado, por ser mais rico em lactose e menos rico em gordura, mas ao longo da mamada o leite altera o seu aspecto, ficando mais espesso por ser mais rico em gordura. Tanto o leite do início da mamada como o leite do final da mamada são importantes para o bebé.

Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente:
- O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
- Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada);
- Parece saudável e atento;
- Urina várias vezes ao dia;
- A urina não tem um cheiro forte;
- Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
- O bebé aumenta de peso (durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.)

Idade do bebé - Aumento médio peso por semana
- até ao 3º ou 4º mês de vida - 113 a 227 g/semana
- entre o 4º e o 6º mês de vida - 85 a 142 g/semana
- entre o 6º e o 12º mês de vida - 42 a 85 g/semana

Fonte: Site do SOS Amamentação

11 comentários:

Unknown disse...

Olá!

O meu filhote vai fazer 7 semanas na 5ª feira e neste momento estou a amamentar e também dou um suplemento.
Tentei de tudo para não dar LA mas o meu filho não ficava satisfeito.
Se n~~ao existe leite fraco, então qual é a explicação??

Beijinhos!

Unknown disse...

Olá,

Parabéns pelo seu filhote!

Para pudermos ajudar precisamos de mais informações, se estiver interessada envie um mail para mamaraopeito@hotmail.com ou entre em contacto connosco para os telemóveis que estão no blog/site!

Jocas,
Patrícia Paiva

Anónimo disse...

olá e parabens pelo blog..

eu sou mãe de gemeos,e hoje eles têm dois meses.
Até a três dias estava a amamentar exclusivamente, mas devido a uma mastite com pus numa das mamas adicionei o leite artificial(90 ml duas vezes ao dia, para cada um)e o resto do dia com leite materno
Como recomendaçao médica estou a tomar amoxicilina + acido clavulanico de oito em oito horas.Será que devo continuar a amamentar da mama que não está sã?
Quando é que posso recomeçar a dar o leite desta mama, considerando que eu tenho uma excelente produção de leite, pois consigo tirar manualmente 200 ml de duas em duas horas.
Só para que conste, após uma mamada bem feita eles dormem até 4 horas seguidas e estão a aumentar diariamente umas 20 gramas dia.
que devo fazer?

bj márcia

BABS disse...

Olá Marcia...

Quando e tem uma mastite, é mesmo aconselhavel CONTINUAR A AMAMENTAR, porque o bebé é o melhor dreno da mama...

Envie.nos um mail com as suas questões, pois é mais fácil de responder...

mamaraopeito@hotmail.com


Cumprimentos,
BABS

Anónimo disse...

Olá!

Minha filha esta com um mês e doze dias.
Eu gostaria de saber qual o intervalo de tempo ideal entre cada mamada?

Unknown disse...

Olá,

Não existe intervalo de tempo ideal pois vai variar muito de bebé para bebé, sugerimos a leitura de outros textos do blog, tais como:

http://mamaraopeito.blogspot.com/2009/06/o-controle-da-composicao-do-leite-dr.html

http://mamaraopeito.blogspot.com/2009/03/livre-demanda-o-que-e-realmente.html

Se precisar de mais alguma ajuda envie mail para: mamaraopeito@hotmail.com

Jocas

Bruninha disse...

Olá minha menina 6 semanas e estou amamentando poremela acorda as 5 da manha e so volta a dormir depois da meio dia.. mais todo esse tempo fica no peito quando vou tirar ela chora de fome, entao resolvi dar 50 ml de NAN para complementar pois meu vico so falta cair de tanto que ela mama, e mesmo dando o NAn ela nao dorme e fica chorando estou desesperada!


o que eu faço?

beijinhos

Unknown disse...

Olá, Bruninha

Para pudermos ajudar precisamos de mais informações, se estiver interessada envie um mail para mamaraopeito@hotmail.com ou entre em contacto connosco para os telemóveis que estão no blog/site!

Jocas,
Patrícia Paiva

Anónimo disse...

paty
ola minha filha tem 1 mes e 3 semanas e so mama 5minutos e nao quer mais e ela ta 700g abaixo do pesso tento forçar a mamar mais mais ela nao quer e ate dorme o q devo fazer
bjos

Unknown disse...

Olá, Para pudermos ajudar precisamos de mais informações, se estiver interessada envie um mail para mamaraopeito@hotmail.com ou entre em contacto connosco para os telemóveis que estão no blog/site!

Jocas, Patrícia Paiva

Anónimo disse...

Ola,
Tenho uma bebe de 1 mes e 9 dias que dorme toda vez que mama, ela suga no maximo 5-10 minutos e toda vez que ofereco o complemento ela ja esta sonolenta e fica nervosa. Nao consigo dar o peito de 3/3 horas. As mamadas duram de 2/2 horas. Tenho medo que ela nao ganhe peso porque na primeira semana ela perdeu 12% do peso do nascimento e por isso o pediatra recomendou o complemento. So comsegui que ela mamasse uns 30 ml de complemento durante as 2 primeiras semanas, depois disso ela foi rejeitando. O que eu faco? Obrigada, Ans

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter