Amamentar estando Grávida




O facto de estar grávida não significa que terá de desmamar o seu bebé. Muitas mamãs decidem continuar a amamentar durante a gravidez, outras decidem desmamar, a informação que se segue pode ajudar a mãe a decidir o que é melhor para si e para a sua família.

Familiares, amigos e profissionais de saúde poderão expressar dúvidas relativamente ao aleitamento materno durante a gravidez, uma das preocupações é que poderá estar a arriscar a saúde do bebé que se está a gerar. É importante saber que numa gravidez normal, não há provas de que manter a amamentação irá privar o nascituro dos nutrientes necessários. Relativamente às contracções que a amamentação pode provocar, a LLL responde da seguinte forma: "Apesar das contracções uterinas serem vivenciadas durante a amamentação, eles são uma parte normal da gravidez... As contracções uterinas também ocorrem durante a actividade sexual, e a maioria dos casais continuam durante a gravidez." "Actualmente, não existem orientações médicas específicas que definem em que situações poderá ser arriscado continuar a amamentação durante a gravidez, e os profissionais de saúde variam amplamente as suas recomendações".

Durante a gravidez é normal precisar de descanso extra, amamentar deitada poderá ser uma forma de obter esse descanso. Se tiver um local seguro para si e para o seu bebé, com almofadas ou colchões no chão, permitir-lhe-á descansar enquanto que o seu bebé brinca entre as mamadas, ou até poderão ambos dormir uma sesta após o momento da mamada.

Algumas mães ficam com os mamilos mais sensíveis durante a gravidez. Alterar a posição em que amamenta, e utilizar exercícios de respiração poderão ajudá-la a diminuir a sensibilidade mamária. Se o seu filho tiver idade suficiente, você pode pedir-lhe para mamar mais calmamente e por períodos mais curtos, isto pode ajudar com a sensibilidade nos mamilos e com a necessidade de descanso extra.

É possível que a produção de leite diminua por volta do 4º ou 5º mês de gestação, se o seu bebé tem menos de um ano de idade, é aconselhável ir verificando o peso para confirmar se está a receber a quantidade de leite suficiente. Também é comum o sabor do leite alterar e estas alterações poderão fazer com que o bebé mame menos vezes, ou vá desmamando naturalmente.

Se você decidir que quer desmamar o seu bebé, é mais aconselhável fazê-lo gradualmente. A técnica de “não oferecer, não recusar” é a que tem resultado na maioria das mães, tente prever quando o seu bebé vai pedir para mamar e distraia-o com uma brincadeira ou com um snack saudável. Evite sentar-se nos locais que o bebé possa associar a mamar, e dê-lhe o máximo de atenção e mimos nesta altura. Lembre-se que o desmame pode não ser fácil, por vezes manter a amamentação na gravidez acaba por ser a opção mais conveniente.

Depois do bebé mais novo nascer, é comum que o mais velho mesmo após o desmame queira provar o leite ou queira voltar a mamar, alguns podem não se lembrar de como mamar, outros podem estranhar o sabor do leite, e outros podem ficar felizes por voltar a mamar. Se não quiser voltar a amamentar o mais velho, o melhor será dar-lhe a provar o leite com um copo ou colher.
Se você optar por continuar a amamentar durante a gravidez, depois poderá acontecer que amamente ambos os bebés ao mesmo tempo – a isto chama-se amamentação em tandem e muitas mães acabam por fazê-lo com gosto e assim podem satisfazer as necessidades de ambas as crianças.

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda extra procure uma conselheira ou consultora em aleitamento materno que poderão dar-lhe apoio e informação sobre amamentação durante a gravidez, ou amamentação em tandem.

Informação traduzida de La Leche League por APPM

Mais informação sobre amamentação em tandem brevemente...

28 comentários:

Anónimo disse...

Adorei as informações, pois estava muito preocupada em prjudicar um dos meus filhotes... Obrigada!
Marília Mota

Anónimo disse...

Tenho um filho de um ano e 5 meses e descobri que estou grávida. Meu médico informou que eu estaria dando hormônios feminino para meu bebe se continuasse amamentando. Depois desta informação fiquei mais tranquila porque meu baby é louco pelo peito e eu não gostaria de tirar agora.

Anónimo disse...

Adorei a explicação... Tudo foi escrito com detahes, e de uma forma clara, possibilitando que todos entendam, não deixando assim, nenhuma dúvida........ Parabéns!

Sandra Santos disse...

Obrigado, estou muito feliz pelo esclarecimento. Estou grávida de 18 semanas e tenho uma bebê de 21 meses, a minha bebê sempre mamou e nunca teve uma chucha nem para dormir, o meu médico disse que tinha de tirar-lhe o peito o mais rápido possível, entrei em pânico numa noite, ela teve 5 horas a chorar, nunca tinha visto nada assim. Nunca mais lhe tirei o peito. Fico FELIZ por não ter feito nada de absurdo. OBRIGADO.

Maria Francisca disse...

tenho uma bebe de 3 meses e ja estou gravida a dois, e estava preocupada... obrigado pela pelas informações....

Carla disse...

eu sou da opinião que nada como nos informarmos antes de tomar qq tipo de decisão. Assim fiz. Engravidei tinha a minha filha 14 meses. 2º os médicos, a opção era desmamar. mas como não era essa a minha intenção continuei a amamentar e hoje pratico amamentação em tandem.

alice disse...

Olá,meu nome é Alice tenho 34 anos.Tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses e descobri que estou grávida. Ela mama e gosta muito de mamar. Ao ler esta matéria sobre amamentação e gravidez tirei minhas dúvidas, pois, tirar a mama dela seria orrível pra nós duas, afinal, ela ainda é um bebê. Mas, vou tentar oferecer outros alimentos, pois ela come tudo e vai ser melhor pra nós.

Anónimo disse...

Tambem gostei muito da informaçao...estava muito preocupada como meu pequeno, mas agora ta tranquilo!
ACRL

Ivone disse...

Fiquei muito feliz em ler esta materia, pois tenho uma bebe de 1 ano e 1 mes e acredito estar gravida novamente. Ela adora mamar,e'seu passatempo preferido e eu estava com o corração na mao em ter que desmamala assim tao pequenininha. Obrigadao pelas dicas que me ajudaram muito.

Anónimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento...tenho um bebê de 1 ano e 11 meses, não deixa o peito de jeito nenhum, estou grávida de 2 meses...fiquei muito preocupada,~em prejudicar o bebê que estou gerando...ta difícil tirar o peito do meu bebê...mais irei tentar passando algo amargo na peito...

elidiane ramos disse...

fiquei bem mais tranquila ao ler essa materia porque tenho um bebe de 1ano e 6 meses e estou gravida de 6 meses e nao conseguia desmamar ele. todos me falam que prejudicaria os dois.agora vou dar o peito sem receio... obrigada"!!"!

Israel Lemes disse...

Muito Obrigado!
Eu tenho um filho de 1 ano e 2 meses, e minha esposa está grávida; Ela queria cortar a amamentação de nosso filho, mas apartir de que mostrei pra ela este post, ela mudou de idéia, me alegrando e também ao nosso filho, que tem maior prazer em mamar.

Muito Obrigado!

joyce reis disse...

Gostei muito desse documentário ,pois tenho bebe de 1 ano e 3 meses e descobrir que estou gravida de augunhas semanas.Uma colega minha fez questão de me ligar e falar que tenho que parar de amamentar logo ,pois os nutrientes não esta indo para o feto e sim para meu bebe. fiquei muito preucupada ,mais agora estou mais calma e vou tirar a mama aos poucos.

obrigada!
Joyce Reis.

Mell disse...

Amei esse post!
Tenho um bebê de 1 ano e 6 meses e estou grávida de 6 semanas. A pediatra disse que não tinha problema nenhum continuar a amamentação, mas meu obstetra pediu para eu "cortar" com as mamadas dele.
Após ler a matéria e ler tantos depoimentos iguais aos meus, vou seguir o meu coração: vou continuar a dar de mamar e vou deixar que o meu bebê desmame quando quiser.

Abraços a todos
Mércia Dias

ELISANGELA disse...

ELISANGELA E LAERTH... Nossa! que bom o q acabamos d ler! temos um filho de 1 ano e 3meses e adora mamar dormi cmg e pra nos seria impossivel deixar d dar mama qnd descobri gpq tou gravida d 2 meses. isso td me ajudou muito obg!

Anónimo disse...

oi
tenho uma bbzinha de 1 ano e 3 meses, descobri q estou gravida ha quase 2
meses e todo mundo me fala p tira-la do peito, ate tentei algumas
vezes, foi horrivel ve-la chorar, afinal ela AMA mamar... agora to
tranquila, vou amamenta-la ate qd ela quiser!!!
afinal, se nao faz mal p bb que vem ai, pq fazer essa maldade?
obg por me deixar mais segura!!!
minha bbzinha ficara muito contente e eu tbm!

Anónimo disse...

Tenho um Bebê de 1 ano e 2 meses e estou grávda de dois meses...
Estava morrendo de medoo0 de continuar amamenandoo ele , muitas pessoas falaram q eu não poderia amamentalo mais por que ele " sugaria" os nutrientes que o outro bebê precisaria!
agoraa estou muitoo tranquila vou continuar amamentando meu Bebê!

Adoreii

thais disse...

Muito obrigada, pois estava preocupada em prejudicar os meus bebês! Suas informações esclareceram minhas dúvidas, e estou muito feliz em não ter que tirar o peito do meu filho pois ele chega a dar risadas quando eu vou amamentar.

morena disse...

Muito obrigada esclareceu bastante minhas dúvidas, tenho um bebe de 3 meses e achop que estou gravida.

leila gonçalves disse...

amei as informações , tenho uma menininha de 1 ano e 11 meses e estava com muito medo de continuar amamentando ela, poes estou gravida de quatro meses; valeu

Anónimo disse...

Tenho um bebê de 4meses e acho que estou grávida de novo..

mara Ramires disse...

Alívio amém!!! Tava com pena de desmamar ,minha princesa!
mais em compensação como muito e tomo vitamina para grávida.

mara Ramires disse...

Amem!!! <3
Estava com pena de desmamar minha princesa.
Eu compensação como muito e tomo vitamina para grávida !!!
Alívio tv com medo do meu bebê nascer com algum problema.

Loryh Souza disse...

nossa esse post me ajudou muito,grávida de quase um mês :) e dou mama a de 2 e 3 meses...vlew tava preocupada mas entendo que tudo que eu ouvi era lenda!!
Deus Abençoe vcs!

Unknown disse...

Eu estava com muitas dúvidas.Pois tenho uma filha de 2 anos e estou com 5 meses de gestação.Minha filhota ainda mama,e eu achava que não iria produzir o tal colostro parta o meu bbzinho rs...Deus abençoe vcs meninas!

Unknown disse...

Eu tinha várias duvidas,como por exemplo, se eu continuasse a amamentando, meu bb que estou esperando, não iria mamar o tal colostro...

Vαиєรรα disse...

Que bom saber que não faz mal tenho um príncipe de 1 ano e 2 meses e estou querendo engravidar de novo só que não quero desmamar ele adoro esse momento maravilhoso que somente nós mulheres temos o privilégio de ter, e ele também gosta muito. Obg pelo esclarecimento

May disse...

Sandra você pode me contar mais? Seu bebê mais velha parou de mamar ?? Porquê tenho um menino que fez três anos mas ama mamar e todos dizem que devo tirar estou grávida de 6 semanas mas eu não consigo tirar não sei o que fazer.. Meu menino nasceu prematuro demorou para ele pegar o peito mas agora não larga.. Me ajuda por favor !!!!

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter