Diferenças entre o leite materno e o leite da vaca para o bebé

"Em primeiro lugar é óbvio que o leite segregado pela fêmea de uma espécie é o adequado á mesma com todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. O leite de vaca é adequado ao seu bezerro e o leite da mulher ao seu bebé.
O leite da vaca satisfaz as necessidades de um bezerro que nasce com mais ou menos 30 kgs e que vai ficar adulto em 3 anos, a criança nasce com uma média de 3 kgs e tornar-se-á adulto em 20 anos. Basta olhar com naturalidade para este facto para percebermos que dar leite de vaca a um bebé não é adequado á sua frágil estrutura.
Além disso o leite materno também contêm substâncias que permitem o cérebro da criança desenvolver-se mais harmoniosamente.
Muitas vezes o bebé manifesta intolerância a algumas proteinas do leite de vaca, especialmente a beta-lactoglobulina e a albumina que juntas são responsáveis pelos microsangramentos intestinais dos bebés com menos de 6 meses.
O ferro também é melhor absorvido através do leite da mãe e por isso algumas crianças que sejam alimentadas desde cedo com leite de vaca manifestam anemia.
A lactose do leite humano contribui para a acidez das fezes do bebé, protegendo-o do desenvolvimento da Escherichia Coli e de gastroenterites. O leite de vaca não tem essa propriedade.
O factor bifidus do leite de vaca é 40 vezes menos activo do que o leite materno.
Em geral, os minerais do leite materno são 4 vezes superiores aos do leite de vaca e melhor absorvidos. O leite de vaca contêm 3 vezes mais cálcio e 8 vezes mais fósforo do que o leite materno (temos que nos lembrar que os seus componentes são adequados a um bezerro de pelo menos 30 kgs), mas a "pobreza" de cálcio do leite materno não apresenta nenhum inconveniente pois as necessidades do bebé são completamente satisfeitas, enquanto que o elevado teor de fósforo do leite de vaca diminui a absorção de cálcio na criança.
Quanto ás vitaminas, o leite materno proporciona à criança as vitaminas C e D indispensáveis para o seu crescimento.
O aleitamento materno tem um papel fundamental na prevenção do cancro, tanto para a mãe que amamenta como para a criança futuramente, assim como diminui drásticamente a intolerância ao leite e derivados na criança amamentada.
O leite materno contêm todas as substâncias fundamentais e muda de composição em função da duração da amamentação. O ideal é que seja no minimo 6 meses.
O leite materno tem propriedades que não são encontradas de modo algum no leite de vaca:
- efeito antibactericida (protege contra as enterobactérias, previne gastroenterites e diminui riscos de infecções)
- efeito antiviral (raramente têm otites - graças aos anti-corpos do leite materno)
- estão mais protegidos do sindrome de "morte súbita" do lactente
- propriedades anti-alérgicas (raramente se emcontram casos de eczemas, asma, febre dos fenos)

Dados do Dr. Raphael Nogier - médico e consultor da OMS - extraidos do livro "O leite que ameaça as mulheres"

Sem comentários:

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter