Picos de Crescimento

O que são picos de crescimento?
Picos de crescimento são alturas em que o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais agitado. Isto acontece, pois devido ao seu desenvolvimento, o bebé vai precisar de mais alimento, e como o peito não aumenta automaticamente a sua produção, o bebé precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. Esta situação também pode acontecer em alturas em que o bebé aprende coisas novas, como aprender a virar-se, a gatinhar, a andar ou a falar, o leite materno também é alimento para o cérebro!

Quando é que os bebés têm picos de crescimento?
As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar.

Quanto tempo dura um pico de crescimento?
Normalmente duram 2-3 dias, mas podem durar mais. Para que estes picos sejam mais suaves e durem menos tempo, siga os conselhos que apresentamos a seguir.

O que fazer quando surge um pico de crescimento?
Deve oferecer-se o peito sempre que o bebé pede, nestas alturas o regime livre torna-se ainda mais importante pois o bebé precisa receber uma maior quantidade de leite, e como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar mais vezes! Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu corpo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Não é aconselhável suplementar, pois ao oferecer um suplemento, o bebé não vai estimular o peito tantas vezes e assim a produção não tem a oportunidade de aumentar, e não irá acompanhar o crescimento do bebé.
Nestas alturas, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede, e deve responder a estes pedidos do seu corpo, pois pode ser necessário para o aumento da produção!
O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.

Traduzido e Adaptado por APPM
Fonte: http://www.kellymom.com/bf/normal/growth-spurt.html

6 comentários:

Unknown disse...

boa noite comigo passa se o seguinte,minha bebe fez sete meses e de uns 15 dias para ca acorda varias vezes a noite,agora ando aflita de um dos meus seios,esta muit dolorido e inchados,e ando com muita sede,oque sera ke s passa,desde ja obrigado

Unknown disse...

Olá, Cleusa!

Envie-nos um e-mail com mais informações para pudermos ajudar!


Jocas

Anónimo disse...

ola boa tarde eu tenho uma filha com 15 dias e dou peito so que a minha filha nao fica satisfeita eu dou de um peito e depois passo para o outro quando vou po-la arrotar a menina procura mais no fim de dar de mamar eu faço lhe um bocado de suplemento e ela fica bem so que bolça muito.sera que estou a fazer correcto?ajudem me.obrigado

Unknown disse...

Olá,

Precisamos de mais informação para puder ajudar...

Envie-nos um mail para mamaraopeito@hotmail.com


Jocas

Anónimo disse...

Por favor alguem poderia me ajudar???
Minha bebe fez 10 meses dia 14 de janeiro e tem mas ou menos uns 20 dias que ela ta acordando muito a noite pra mamar, ela dorme comigo na cama.
Ela nunca foi de dormir cedo então ela sempre dorme quase meia noite ai dou peito pra dormir mas não passa uma hora ela ja ta acordada de novo chorando dou peito pra ela, mas quando tento tirar ela começa a chorar.
Ai coloco o peito na boca dela de novo, ai ela dorme assim com o peito na boca, antes ela não era assim so mamava pra dormir e depois so mamava 6 da manha.
Oque pode ser sera que ela ta fazendo meu peito de chupeta ou ta passando por um pico de crescimento???

Anónimo disse...

Meu bebê mama em livre demanda, está com 36 dias... mama somente o leite materno. De uns dias para cá passou por um pico de crescimento, percebi que minha produção aumentou bastante. Mas agora, ele esta mamando por volta das onze e meia e acorda só por volta das sete horas da manhã. Pode comprometer a produção ele fazer este intervalo tão grande?

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter