Como Amamentar - Pega e Posições

A amamentação deverá ser o mais natural possível. Os elementos artificiais que usualmente são recomendados, na maioria dos casos, prejudicam o decurso natural da amamentação. Para ter uma ideia, as bombas utilizadas durante o engurgitamento podem desiquilibrar a produção de leite na sua adaptação oferta/procura; os mamilos de silicone estão associados a menor produção de leite e as chupetas e tetinas utilizadas precocemente estão na origem da “confusão de mamilos” (nipple confusion), uma confusão comum do bebé, por não saber distinguir a pega da chupeta e a pega no peito da mãe, sendo a pega correcta a base essencial para uma amamentação bem sucedida.

A Pega - Uma pega eficaz é essencial para uma amamentação bem sucedida. A dor nos mamilos é um sinal de alerta de que a pega não está adequada, o que poderá causar desconforto à mãe e interferir na alimentação do bebé. Se a dor persistir, por favor contacte, logo que possível, um dos nossos voluntários para poder orientá-la na correcção da pega. (Esta orientação pode ser realizada com uma visita domiciliária).

Como ajudar o bebé a pegar na mama:
- Tocar os lábios do bebé com o mamilo;
- Direccionar o mamilo para o palato do bebé;
- Esperar até que a boca esteja bem aberta;
- Nessa altura trazer o bebé rapidamente à mama;
- O nariz e o queixo do bebé ficam junto à mama;
- A cabeça do bebé deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)Vê-se pouca aréola por baixo;
- Puxar, com o dedo indicador, o queixo do bebé para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora;
- Pode-se ver e ouvir a deglutição.


Pega de aréola correcta para uma sucção eficiente

Ilustrações extraídas do livro Como Ajudar as Mães a Amamentar, de F.Savage King

Como segurar a mama: Primeiro, a mãe deve encontrar-se numa posição confortável. A mão deve estar em forma de C - com os quatro dedos contra a parede do tórax debaixo da mama; com o indicador a apoiar a mama por baixo; o polegar coloca-o acima da zona superior da aréola. Os dedos não devem estar próximos de mais do mamilo.



Posições para o aleitamento materno:

Extraído do livro Breastfeeding Today, de Woessner, Lauwers, Bernard, 1991

Fonte: Site SOS Amamentação

Sem comentários:

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter