Testemunho - Lia (Didi & Pepe)

no dia 23 de dezembro de 2008 tive o didi pelas 15h, com 2320g e 48cm, e o pepe pelas 15:05h, com 2230g e 47cm, de cesariana, no hospital de gaia.

nesse dia fui pro quarto e os meninos para neonatologia, porque nasceram com 35s+1d.
de terça, 23 de Dezembro, a Sábado como estava internada, descia ao piso 1, e tentava dar lhes maminha... Mas não sabiam e adormeciam... Tive de tirar o leite para darmos no biberão.
as enfermeiras chegaram a por no seio gotas de AERO-OM mas mesmo assim nao mamavam... Depois tive alta e ficava no hospital das 12h as 20h, e aos poucos o Didi começou a mamar e passado uns dias o Pepe também já pegava na maminha. Que bom!!!
ao fim de 12 dias de vida os meus bebés tiveram alta - ficaram este tempo todo porque tinham refluxo gástrico...mas foram melhorando em casa (digo que este refluxo foi graças as enfermeiras darem uma dose a mais de leite. queriam que bebessem 40ml-60ml e o organismo deles não aceitava tanto e la ia leitinho pra fora...enfim)

Aos poucos fomos aprendendo, conhecendo os bebés as suas manias...mas eram tão pequeninos...o Pepe saiu do hospital com 1980g e o Didi com 2230g.
os meninos demoravam muito tempo a mamar, chegava a durar ate 50m. adormeciam, acordavam, adormeciam...e depoix era a vez do 2º gemeo..+ 50m.e daqui a nada ja tinha de voltar ao inicio...quase que nao durmia...estava de rastos...

Os afazeres da casa, foi graças a minha mãe, pois o arrumar, limpar, passar...acho que entrava em stressssss... Não havia tempo... E o pouquíssimo tempo que tinha era para descansar, fazer o jantar, tomar banho....

Bom isto tudo quando corre bem...
E quando ambos tinham fome ao mesmo tempo???

Quando estava a dar mama a um e passado uns minutitos o 2º gémeo começava a chorar de fome?? O que fazer???
Quando estava com um a mamar e o outro a chorar, o 1º pára de
mamar e também chora....ai tens de parar a mama pegar no 2º e também no 1º e dar mama aos dois, ao mesmo tempo... E uma acrobacia... E quando não aguentas mais e tens de parar e respirar fundo- mesmo no meio da gritaria e desespero- e voltar a respirar e
PRONTO JA TA... ja podes ouvir outra vez o choro- o duplo choro- com calma pra
entao os poderes acalmares....

E quando choram os dois de sono????
dás aos dois colinho...ou tas sentada a chinesa na cama,
metes um entre as tuas pernas e o outro no colo e entao embalas com as pernas e
os braços, ate dormirem....

Por volta do dia 12 de Fevereiro apareceu ao Pepe (2º gémeo) uma hérnia inguinal bilateral. foi uma fase complicada, porque ele ia perder peso,assim a pediatra aconselhou-me a dar lhe LA-ENFALAC PP -cerca de 30ml- não achei muita piada, mas era a saúde do meu pequeno que contava. O certo é, que ele mamava da maminha depois dava lhe o biberão e chorava... e depois vomitava... aumentei a dose em vez de 30ml passou para 50ml e depois para 60ml. conclusão ao fim de duas semanas a dar LM+ LA(60ml) e dele chorar antes do biberão e depois ficar calmo e passado uma meia hora vomitar....assim num sábado de manha, dei mama o biberão e vomitou....e ficou branco...desfaleceu...fui de urgência para o hospital - a pensar que seria a hérnia a estrangular - o dr., na ecografia disse me: " mais um pouco e o estômago arrebentava de tanto leite". desse momento, ate hoje nunca mais dei lhe LA.
o Didi sempre bebeu LM.

Conclui que nao devemos fazer tudo o que os profissionais nos dizem!!!!

pelos tres meses de vida, estava ESGOTADA...nao dormia... os miudos a chorar a querer mama... as pessoas a volta a dizerem:" ja falta pouco. próximo mês da lhes as papas e assim ja descansas mais...." eu decidi fazer o que a voz da experiencia me dizia.
mas a certa altura, quase, quase a chegar aos 4 meses.... os ninos, começaram a mamar mais rapido... dos 45m/50ms, passaram pra 25m...depois pra 15m e eu feliz!!!
até aos 4meses, o 1º sono da noite do didi tinha a duraçao ate 9h, o pepe durmia ate 7h. só assim descansava. Deitava com a eles, por volta das 21h.

Decidi chegar a outra meta os 5 MESES LM!! Que maravilhoso!!! Quem diria que conseguia ultrapassar os obstáculos do dia-a-dia. Apartir desta idade, os meninos mamam de duas em duas horas durante a noite. Ora dou mama ao Pepe agora e passado uma hora o Didi acorda com fome, na hora a seguir e a vez do Pepe e passado outra hora....até as 7h da manha, hora que acordam despertos e prontos pra outro dia... Ui... Voltou o cansaço... Mas já consigo dormitar durante o dia com eles.

Com calma, foi passando o tempo e os 5 meses passaram e chegamos a outra meta ou 6meses!!!
Tem sido bastante cansativo, porque um bebé dorme e outro esta todo
desperto... depois é ao contrario... Conclusao: Eu, descansar... Hum não me
parece... De vez enquando sim, mas muito raramente....


Chegámos aos 6 meses!!! CONSEGUIMOS!!!!!!!!!!!!!!

vamos continuar com a amamentaçao em exclusiva por mais umas duas semanitas ai sim, intoduzo a sopa e depoix a papa...mas as mamocas tem de continuar por muuuiiiito tempinho.

Porque???? PORQUE ADORO!!! Adoro o cheiro, o mimo, o sorriso, o tacto pele-a-pele...tudo que so uma mae sabe definir...
esqueces o cansaço...a fadiga....o choro com um duplo sorriso e maravilhoso dos ninos É TAO BOM SER MAMÃ!!!

uma dica pra todas as futuras mamas e atuais mamas:
Amem!! Lutem!!! Sintam o vosso coração de mãe, pois é o melhor conselheiro!! "Ouçam" o vosso bebé!! Vocês são tudo pra eles!!

BEM HAJAM!!

http://didi-pepe.blogspot.com

bjk fofos
lia, didi & pepe 6m+1d(idd.cor. 5m+1d)

6 comentários:

BABS disse...

Muitos Parabéns...

Pela tua coragem, Pela tua Persistência, Pela tua vontade...

Que o teu testemunho seja uma luz para quem está com dificuldades...

Sejam mãe de Gémeos ou não...

Amamentar é possível... se existir vontade, informação correcta e o apoio adequado quando necessário...

Mais uma vez... Muitos Parabéns e OBRIGADA pelo teu testemunho!

Bjs
BABS

Flor disse...

Madrinha, estas tuas últimas palavras fizeram-me arrepiar.
Parabéns, és uma grande mulher e sobretudo uma excelente mãe.

Beijinhos enormes

Carina

moya disse...

Bem que coragem!
é assim mesmo!
Muitos parabéns a essa mamã e aos seus meninos! Eles vão -lhe agradecer quando forem grandes ;)

Unknown disse...

Gostei muito de ler o teu testemunho, obrigado por teres partilhado connosco estes momentos tão vossos!

Jocas e Parabéns por tudo!

Santiago Martim disse...

Lia A isto se chama uma super mamã, linda os teus filhotes são muito sortudos e pede a Deus para terem a tua força e a tua persistência,a força de vontade de nunca desistir....todas as futuras mamãs deviam de ler o teu testemunho para perceberem que ás vezes desitimos depressa demais e se tu conseguiste dar maminha a dois a um é canja...Um grande beijinho para ti e para os teus pequeninos...

Ananana disse...

Muitos parabens!
Tens uma coragem que admiro!

Beijinhos

Ps: Ainda bem que não deste ouvidos aos conselhos das outras pessoas!

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter