Breast is Best

"É difícil amamentar. Embora seja um processo natural. Embora pareça fácil. Embora ames o teu filho mais que tudo no mundo. O que temos de saber é: queremos ou não amamentar? Se queremos a regra numero um é fazer ouvidos moucos aos comentários das mães, sogras, amigas... Segue o teu coração. Segue o que sabes é melhor para ti e para o bebé. Perguntas-me como fazer para ter mais leite. Nada. Não faças nada. Deixa que o bebé quando tem fome pede. E tu dás. Não esperes não sei quantas horas. A OMS saúde diz que o teu bebé deve mamar quando tem fome. Tu comes quando tens fome. A tua mãe, sogra, marido e amigas todas, não ficam á espera da hora em que a enfermeira te mandou comer. Vais comer uma sandes, uma peça de fruta. Se tens sede? Não vais beber um copo de água? Truques para ter leite bom: comer bem. Hidratos de carbono. Massa e pão e cereias. Comer alimentos variados e saudáveis. Apetece-te um doce, come. Apetece-te uma laranja? Come! Não é preciso beber água demais! Truques para ter mais leite: estás muito cansada? Descansa. Truques para ter leite: não dar mais nada. O teu corpo produz leite. O leite não se acaba. Quando o bebé mama, o teu peito enche novamente. Quanto mais mama mais leite tens. Consegues fazê-lo. Se quiseres, consegues. Porquê? Porque fazemos isto há milhares de anos. Porque o nosso leite é tão bom, que alguém se lembrou de fazer uma imitação rasca e chamá-la suplemento, que é caro, e que nós vamos comprar para dar um a fingir, quando temos o original, de graça, já aquecido e prontinho... Somos capazes. Mães famintas, subnutridas em países cheios de dificuldades e fome a sério dão do seu leite aos seus filhos e eles crescem e o leite delas cresce dentro delas. Elas são capazes. E tu tens de dizer que também és. Tens de acreditar nisso. Tens de ser mãe e deixar que os outros todos te façam pensar ou sentir que és menos mãe. Tu és a mãe. E dás leite. Leite bom. Leite que chegue.

Acreditas? Eu acredito."

Autora: Zélia
Fonte: http://zstitchin.blogspot.com/2008/08/breast-is-best.html

2 comentários:

Didi e Pepe disse...

5*********

e verdade
sou dupla mama e por vezes penso k n tenho leitinho....mas kando eles la vao, com akela bokinha e tao a sugar o leitinho...k bom..."afinal tenho"- penso eu.
ja amamento a ambos vai a caminho d 4 meses.e kero continuar ate as maminhas n produzirem....mas s eles mamarem produz mais, certo?por isso n tenho data limite pra terminar :)
e so lhes faz bem,alem das defesas k ganham.
atao e eu??e claro k tou cansada, n e facil...mas o certo e k os kilinhos k ganhei na gestaçao-20kg-so m faltam 2kg pra voltar ao antigo peso.
e ADORO DAR MAMINHAS AOS MEUS LINDOES

bjk fofos

Unknown disse...

Sem querer apaguei um comentário aqui colocado... Peço desculpa!

Florbela disse:
"Dos melhores textos que li para encorajar as maes a amamentar e ajudar as que amamentam a seguir em frente. Tambem eu ouvi de familiares proximos coisas barbaras sobre a forma como amamento: a pedido; e a verdade é que já la vao 4 meses! Muito obrigada pelo texto, um bem-haja grande!"

No dia 22 de abril de 2009 15:37:09

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter