Regresso ao trabalho

As recomendações actuais dizem para o bebé ser amamentado exclusivamente até aos 6 meses, e se possível e desejado pelo bebé e pela mãe até aos 2 anos ou mais.

Contudo, vários obstáculos existem que impedem ou dificultam que tais recomendações sejam cumpridas. Um dos maiores é o regresso ao trabalho (ou à escola se é estudante). Mas apesar de todas as dificuldades, é possível continuar a amamentar após o retorno ao emprego ou às aulas, dependendo, de vários factores, como o tipo de emprego, a distância de casa e outros.

Manter o aleitamento materno depois o regresso ao trabalho é uma forma de manter um maior vínculo ao seu filho, mais importante ainda por estarem mais tempo separados.

Então como é que poderá fazer para continuar a amamentar quando regressar ao trabalho?

Em primeiro lugar comece por fazer um plano para o aleitamento materno, de acordo com esta nova realidade, de forma a evitar ou a resolver, com mais facilidade, os problemas que entretanto surjam. Algumas sugestões que lhe permitirão concretizar esse plano:

* Converse com os seus empregadores e os seus colegas, enquanto estiver grávida, ou durante a licença de parto, e informe-os da sua intenção. Explique-lhes que é bom para as empresas porque assim têm colaboradores mais motivados, que faltam menos , entre outras razões porque os filhos adoecem menos;
* Discuta com a sua família e alerte para a sua necessidade acrescida de descansar;
* Se possível, leve o bebé consigo;
* Trabalhe a tempo parcial, se conseguir;
* Se o emprego for perto de casa, vá a casa, ou então tente deixar o bebé com alguém perto do emprego;
* Tente organizar o seu tempo, assim como criar as condições para poder amamentar, extrair e guardar o leite no seu local de trabalho. Pense onde, quando, com que frequência vai extrair o leite e onde o vai guardar;
* Amamente toda a licença de maternidade, e não reduza antes para "treinar" o regresso ao emprego;
* Não dê outros alimentos antes que isso seja realmente necessário;
* Se não for possível tirar leite no emprego, continue a dar de mamar em casa. As suas mamas irão adaptar-se a este novo ritmo. No início poderão ficar ingurgitadas e dolorosas, mas durará poucos dias;
* Continue a dar de mamar à noite, de manhã, durante todo o dia quando ficar em casa, e sempre que for possível;
* Aprenda a extrair o leite o mais cedo possível;
* Tire o leite antes de ir trabalhar e deixe-o com quem vai cuidar dele;
* Depois de retirar o leite, dê de mamar;
* Nos primeiros dias, esteja ausente pouco tempo e depois vá aumentando o tempo;

É normal verificar-se uma diminuição da produção de leite, com o regresso ao emprego. Para contrariar, aumente a frequência de extracção de leite, e faça-o após o seu filho mamar (de manhã e à noite). Também descanse mais.

Se for extrair leite no local de trabalho vai precisar de um local limpo, isolado, de um frigorífico para guardar e uma mala térmica para transportar. Pode extrair o leite na hora do almoço ou noutros intervalos. Se estiver fora de casa 8 a 10 horas poderá precisar de extrair leite 3-4 vezes, e se estiver 4 a 6 horas 2 vezes.

Treine uma ou duas semanas antes a extrair leite. Faça-o após o bebé mamar ou entre as mamadas. A produção aumentará e assim pode guardar para ser dado em casa, enquanto trabalha. De início será difícil, mas após alguns dias começará a ter uma produção aumentada.

O seu leite pode ser dado ao seu bebé por biberão, pois nesta altura já não existe o risco de "confusão dos mamilos". No entanto alguns bebés poderão nunca querer mamar ao biberão.

Vai precisar, no local que utilizar para tirar leite, de uma cadeira, sítio e material para lavar a bomba, electricidade se usar uma bomba eléctrica, frigorífico ou caixa térmica para conservação.

Uma listagem de coisas que vai precisar para extrair o leite quando for para o emprego:

* Bomba para extracção do leite / * Aprenda a extracção manual, pois muitas mulheres não se adaptam à extracção com a bomba;
* Pilhas extra ou adaptador eléctrico da bomba, se for o caso;
* Caixa térmica, com gelo;
* Recipientes em número suficiente para guardar o leite;
* Roupa extra, para mudar, no caso dos seus seios gotejarem (o leite é mais visível em roupas lisas);
* Roupa de acesso fácil, como camisas/blusas com botões;
* Uma fralda de pano, lençol ou outro para tapar se tiver que o fazer num local sem privacidade;
* Algo para comer e beber;
* Uma almofada para descansar o braço;
* Uma revista, um livro, música para relaxar e passar mais depressa;
* Uma fotografia ou um objecto pessoal do seu filho. Pensar ou olhar para ele facilita e estimula a produção;

É preciso muito empenho e esforço, mas os ganhos são grandes para si e para o seu filho.

5 comentários:

Ana Andrade disse...

Ainda estou na fase de treinar a extracçao...e nao está ser fácil, 1º dia: 60 ml.... 2.º dia 100ml...3.º 120, mas sou teimosa e acho q ir aumentando já é bom sinal, eheheh....

Unknown disse...

Olá, Ana!

Realmente a extracção de leite precisa de algum treino para que o seu peito se habitue ao estimulo da bomba, continue assim que vai no caminho certo!

Desejos de continuação de uma excelente amamentação!

Mary disse...

Boas...eu regressei ao trabalho e como n conseguia extrair leite durante aquelas 6 horas...extraia quando chegava a casa e houve uma altura que a minha bebé começar a acordar mtas vezes durante a noite então deixei de tirar...pois ela começou c os iogurtes e agora a rapariga anda mais satisfeita e já dorme melhor

Mariana disse...

no meu local de trabalho nao tenho nenhum frigorifico para guardar o leite e só o posso tirar na hora de almoço pois demoro cerca de 30 mins a tirar, como hei-de fazer?
podem-me dar sugestões?

Unknown disse...

Olá, Mariana!

Poderá levar uma mala térmica com aqueles Gelos Artificiais em plástico, para manter a temperatura. O leite materno aguenta-se bem assim durante algumas horas e depois coloca no frigorífico ou congelador quando chegar a casa.

Também poderá tirar leite assim que chega a casa do trabalho, também há dicas que podem ajudar a extrair mais leite mas o melhor será enviar-nos um mail para mamaraopeito@hotmail.com para que possamos explicar melhor!

Jocas

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter