Um pouco sobre mim e a minha jornada de amamentação - APPM

Dia 22 de Março de 2007 fiz um teste de gravidez, pois sentia-me diferente... Ao ver aquele positivo, várias emoções se apoderaram de mim! Mas foi no dia 22 de Maio, dia em que fiz a primeira ecografia, que me senti mãe pela primeira vez, e ao ver o meu bebé chorei de alegria! Passou-se a gravidez e no dia 13 de Novembro o meu filhote nasceu, a partir do momento em que o vi um sentimento muito forte se apoderou de mim, e a partir daquele momento comecei a aprender o que era ser mãe! Assim que o colocaram ao peito, uma nova sensação, a sensação de dar de mamar foi uma sensação linda logo desde o início, e continua a ser, mesmo passados 15 meses! Apaixonei-me por tudo o que é ser mãe, e este tema em particular - a amamentação - despertou em mim um novo interesse!

Sempre foi meu desejo amamentar, e na gravidez informei-me um pouco sobre isso, tive a sorte de ter sido amamentada mais do que 2 anos, e por isso sabia que podia contar com a minha mãe para me ajudar, e também tive a sorte de ter tido o meu filho num Hospital Amigo dos Bebés, e estes factores favoráveis permitiram que a amamentação tivesse um bom começo e na altura não dei valor, mas mais tarde vim a perceber o quanto estes pequenos factores influenciaram no sucesso deste nosso percurso!

Tive as minhas dúvidas, como acho que é normal, e felizmente procurei ajuda nos sítios certos, como por exemplo no SOS Amamentação, ou em fóruns de partilha onde obtive ajuda de mães que me incentivaram a continuar, apesar de algumas coisas que fui ouvindo consoante o tempo foi passando! Também tive a sorte de ter um pediatra pró-amamentação que nunca me disse nada que me fizesse desistir, sempre apoiou a minha decisão e que nunca me impingiu outro leite sem ser o da maminha.

Aos 8 meses de amamentação surgiu a oportunidade de tirar o curso de Conselheira em Aleitamento Materno, e ainda bem que a agarrei pois foi um curso que me ajudou bastante e que me permitiu conhecer e ajudar muitas mamãs e bebés!
Ao ajudar outras mamãs, é impossível não me revoltar com as coisas que se dizem da amamentação, mesmo depois de muitos mitos terem sido desmitificados e mesmo depois da OMS recomendar o leite materno até pelo menos aos 2 anos de vida, continuamos a ter de lutar para amamentar, e o pior é que muitas mães acreditam no que lhes dizem e não acreditam na sua capacidade de alimentar os seus filhos!

É com a intenção de ajudar as mulheres a voltarem a sentir que são capazes de amamentar que vou tentar colocar aqui aquilo que tenho aprendido e que vou aprendendo com as minhas experiências, com mamãs, bebés e maminhas!

5 comentários:

BABS disse...

Que a tua vontade de ajudar as mães, nunca desapareça...
Sei que és uma boa profissional, e que essa paixão te levará muuuuito longe...

Continua... Eu acredito em ti :)

Bjinhos
BABS

kel disse...

Olá!
Assim é que é linda! o mundo precisa de pessoas como tu! vai em frente!
Vim deixar um beijinho a ti e ao teu moreno lindo! com saudades...
Raquel (colega do curso de educação perinatal)

Unknown disse...

Obrigado, migas!
Ainda esta semana venho aqui escrever mais, prometo!

Jocas e obrigado pela força

MM's disse...

Olá!
fica aqui o nosso muito obrigada pela disponibilidade e a preciosa ajuda quando mais precisámos.
Já lá vão 4 meses e corre tudo bem.
Três beijinhos,

Marta; Vicentito e Humberto

MM's disse...

Ahhh...esqueci de dizer que gostei muito do blogue e que vou segui-lo atentamente.
Bjinho, Marta

Pesquisar no Blog

Contador de Visitas no Blog

Free Counters
Free Counter